Ir para o conteúdo


Foto

Temática Mensal #01 Dia dos Pais


  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Alane

Alane

    Investigador de tópicos

  • Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 215 publicações
  • Servidor:BR8
  • Personagem:Alane30






Reputação: 559

Publicado 11 agosto 2019 - 9:03

Dia dos Pais: sua história

 

 

Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo, em geral, e no Brasil, em especial. Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem a seus pais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.

No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. No entanto, a data não é igual em todos os pontos do globo: nos Estados Unidos e em vários outros países, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças?

O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910. A data foi escolhida por indicação de uma mulher chamada Sonora Louis Dodd, que desejava muito prestigiar seu pai, Willian Jackson.Smart. Willian era um ex-combatente da guerra civil e criou seus seis filhos sozinho, após o falecimento da esposa. O dia 16 de junho era o aniversário do pai de Sonora e permaneceu até 1966, onde a data foi modificada e registrada oficialmente para o terceiro domingo do mês de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

Já no nosso Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O Globoe da rádio homônima. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

Em outros países em que o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. É caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria.Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.

 

 
dia-pai-filha.jpg

 
"Quando o filho aprende com o pai, ambos dão risada;
Quando o pai aprende com o filho, ambos choram"
. - William Shakespeare


Feliz dia dos pais a todos!
Bom Dia e ótimo jogo. (heart)
 

 

  • LEANDRA1, user966, Bolinha2 e 3 outros curtiram isto

ezgif-com-gif-maker-4.gif





0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)