Ir para o conteúdo


Foto

Temática Mensal #22 Dia do Orgulho Geek

Temática mensal

  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Ap4chi

Ap4chi

    Tópicómaníaco

  • Members
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.347 publicações
  • LocalizaçãoSanta Catarina
  • Servidor:BR16
  • Personagem:Apachi
  • Time:OVERKILL



Reputação: 1.677

Publicado 25 maio 2021 - 18:45

Dia do Orgulho Geek
 
Antes de mais nada, o que o termo Geek significa? De maneira curta e resumida, Geek é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, livros, filmes e séries.
 
Origem da palavra. 
A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha a vida "comendo" bugs de computador. 
 
A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores"
 
Origem da data.
E por último mas não menos importante a origem da data e por qual motivo se comemora o dia do orgulho geek ou orgulho nerd se comemora no dia 25 de maio? 
 
A comemoração do "orgulho nerd" é bem recente: ela começou na Espanha, em 2006. O 25 de maio foi escolhido por ser o dia em que "Star Wars: Uma Nova Esperança" estreou, em 1977.

 

“Dia 25 de maio é o dia da toalha” Sim, temos até um evento com este tema no Hero Zero e o dia do orgulho geek tem a ver com essa data.

 

O Dia da Toalha veio antes, mas está ligado a outro ícone da literatura nerd: o escritor Douglas Adams, autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Adams morreu em 11 de maio de 2001, e um grupo de fãs resolveu homenageá-lo duas semanas depois de sua morte, no dia 25, criando o Dia da Toalha.

 

Espero que tenham uma ótima leitura e se divirtam assim como eu quando juntei informações para esse projeto.

 

Até uma próxima.

image.png
 
 

Fonte: https://entretenimento.uol.com.brhttps://canaltech.com.br


  • rafael8, MetanVolter Br5, LordSnow -Ramsay e 7 outros curtiram isto
Imagem publicada





Também etiquetado com uma ou mais destas palavras-chave: Temática mensal

0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)