Ir para o conteúdo


Foto

Temática Mensal #27 Dia Mundial dos Animais


  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 philipe

philipe

    Vigilante sonâmbulo

  • Moderators
  • 111 publicações
  • Servidor:BR8
  • Personagem:sou
  • Time:HIGASHI



Reputação: 274

Publicado 04 outubro 2021 - 5:14

O Dia dos Animais é celebrado anualmente em 4 de outubro no Brasil.

A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

 

A origem do dia mundial dos animais

O dia internacional dos animais foi instituído oficialmente em 8 de maio de 1931, durante o International Animal Protection Congress, sediado em Florença, Itália. Na ocasião, organizações de proteção aos animais decidiram oficializar a celebração da data a 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis - o santo padroeiro dos animais e da natureza.

Inicialmente, era um movimento constituído por organizações de apenas quatro países: Alemanha, Áustria, Suíça e a antiga Tchecoslováquia. Hoje, diversos países de todos os continentes celebram o dia internacional dos animais

A 4 de outubro, no dia internacional dos animais, diversas ações acontecem mundo afora em prol da vida animal:

  • arrecadação de fundos para ONG's e abrigos;
  • ações para doações de ração e utensílios para pets;
  • feiras de adoção;
  • campanha de vacinação e castração.

Vale a pena ficar atento nos eventos que acontecem na sua região e participar! Ou até mesmo conhecer uma instituição, visitá-la e, quem sabe, ser voluntário. Você pode ajudar a dar banho nos animais, a cuidar e a colaborar nas ações.

 

Por que celebrar?

A relação entre seres humanos e animais é muito antiga, pois estes servem de alimento àqueles, são utilizados como meios de transporte, como o de cargas, além de serem grandes companheiros. Entretanto, embora os animais tragam enormes benefícios aos seres humanos, ainda não são tratados com o devido respeito e cuidado adequados.

No Dia Mundial dos Animais, muitas atividades são realizadas em todo o mundo para celebrar a vida desses seres tão importantes, não apenas para os seres humanos mas para toda a natureza. Atividades de conscientização, como as que promovem a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, também são realizadas para conscientizar as populações sobre a necessidade de cuidar e proteger os animais.

 

Como denunciar maus-tratos contra animais

O dia mundial dos animais também alerta para a crueldade contra cães, gatos e espécies silvestres. A denúncia de maus-tratos a animais tem respaldo legislativo, através do artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. Se você presenciar algum caso de maus-tratos, a denúncia pode ser feita por telefone na Polícia Militar (190) ou presencial em qualquer delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Se for constatado maus-tratos contra animais silvestres e  espécies eóticas, o Ibama tem o atendimento Linha Verde (0800 61 8080).

 

Fontes: https://www.purina-l...aude-do-seu-pet

https://escolakids.u...dos-animais.htm

 

  • igor bega, Ap4chi, hitmmger e 1 outros curtiram isto




0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)