Ir para o conteúdo


Foto

Temática mensal #31 Dia Mundial do Rádio


  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Tito

Tito

    Vigilante sonâmbulo

  • Members
  • PipPipPipPipPip
  • 177 publicações
  • LocalizaçãoParaíba
  • Servidor:BR17



Reputação: 484

Publicado 13 fevereiro 2022 - 19:26

O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente a 13 de Fevereiro, escolhido em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012. Assim como a data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação e da liberdade à expressão dentro deste setor da comunicação.

Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências. O rádio funciona tanto como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, quanto na promoção cultural como em casos de emergência social. A rádio esteve presente e acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de fundamental.

De fato, muitos de nós talvez não tenhamos conhecido o auge do rádio, mas devemos ter visto algum na casa de um avô ou avó e se ter perguntado o que era e como ele surgiu.

O rádio é um sistema de comunicações através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço que, por serem de comprimento diferente, são classificadas em ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos como televisão, rádio, avião, entre outros. A maioria dos autores afirmam que o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios, realizando sua primeira transmissão no Canal da Mancha em 1899. Mas, na mesma época, o austríaco naturalizado norteamericano, Nikola Tesla (1856-1943) realizava estudos sobre este sistema, realizando assim patentes sobre a mesma, sendo oficializada pela Suprema Corte dos Estados Unidos, que o considerou o inventor do Rádio.

E essa é a história que trazemos hoje para vocês, neste dia de comemorar o feito! Bem, eu mesmo, às vezes, quando estou no carro escuto um pouco de rádio. Como a minha cidade é mais do interior é comum obtermos noticias através deste meio de comunicação. Conheço muitos que mal sabem o que é um computador, mas com toda certeza sabem o que é um rádio, os programas que passam e seus radialistas.

a-historia-do-radio-um-veiculo-de-tradic

 

220px-Amfm3-en-de.gif

                                                                         Fontes: Cbm.Df, Unesco, Universidade Estadual de Goiás, Wikipédia, Google Imagens.


  • philipe, Ap4chi, hitmmger e 1 outros curtiram isto

Imagem publicada





0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)