Ir para o conteúdo


Foto

Temática Mensal #32 Dia Mundial da Poesia


  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 philipe

philipe

    Vigilante sonâmbulo

  • Moderators
  • 111 publicações
  • Servidor:BR8
  • Personagem:sou
  • Time:HIGASHI



Reputação: 274

Publicado 21 maro 2022 - 0:02

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO, a 16 de novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa percepção e compreensão do mundo.
 
Como surgiu o Dia Mundial da Poesia?
A criação dessa data tem o objetivo de promover a diversidade das línguas , “já que, por meio da poesia, os idiomas ameaçados terão maiores possibilidades de se expressar dentro de suas comunidades respectivas”. Além disso, significa a "aceitação da palavra como elemento que socializa e estrutura a pessoa" e “pode ajudar os jovens a redescobrir valores essenciais”, além de que “lhes permite refletir sobre si mesmos”.
E, por fim, porque, “como a poesia é uma arte que tem suas raízes na palavra, tanto escrita como oral, toda atividade em seu favor deveria contribuir para a intensificação dos intercâmbios interculturais internacionais”.
 
O que o Dia Mundial da Poesia comemora?
O Dia Mundial da Poesia é uma data que comemora não só a arte de fazer poemas, mas o papel que a poesia representa em qualquer sociedade, por ser instrumento de união e também de contestação. Assim, todos os anos, a Unesco emite uma mensagem comemorativa que coloca o foco em temáticas ou problemas que eventualmente podem ser discutidos pela arte poética. [/font][/size]Por exemplo, em 2015, a Unesco, por meio de sua diretora-geral, citou o poeta escocês John Burnside, para assim enaltecer o “poder da poesia”, “o poder da imaginação para iluminar a realidade, para inspirar os nossos pensamentos com algo mais criativo do que o desânimo”. Já em 2016, uma citação do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare abriu o comunicado, para “prestar homenagem aos homens e mulheres cujo único instrumento é a liberdade de expressão, [homens e mulheres] que imaginam e agem”.
 
A diretora-geral Audrey Azoulay, em 2018, declarou: “Este dia é também a ocasião para se prestar homenagem a todas as pessoas que trazem à vida essa importante arte: os poetas, é claro, mas também os tradutores, editores e organizadores de leituras e festivais de poesia”.

Ficou claro, portanto, que, no dia 21 março — Dia Mundial da Poesia —, o mundo homenageia a poesia, o poeta e a poetisa, os tradutores, os editores, os leitores e as línguas, além, é claro, de ser um dia de reflexão sobre as inúmeras temáticas que perpassam os versos de todos os poetas e poetisas do passado e do presente.
 
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) é um poeta mineiro e modernista, considerado um dos maiores poetas brasileiros lidos na atualidade. É marca de sua poesia a temática do cotidiano. Em 1928, passou a ser conhecido ao publicar, na Revista de Antropofagia, o seu poema No meio do caminho, que provocou bastante polêmica no meio literário.


carlos-drumond-andrade.jpg
 
A seguir, o poema que fez de Carlos Drummond de Andrade um poeta conhecido:
 
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.


Fonte: Brasil Escola

 

  • Tito curtiu isto




0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)