Ir para o conteúdo


Foto

Temática Mensal #34 Dia do Oftalmologista


  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 philipe

philipe

    Vigilante sonâmbulo

  • Moderators
  • 111 publicações
  • Servidor:BR8
  • Personagem:sou
  • Time:HIGASHI



Reputação: 274

Publicado 07 maio 2022 - 11:55

Dia do Oftalmologista é celebrada anualmente no dia 7 de Maio.

A data homenageia o profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular, isto é, é o médico especializado em cuidar da visão humana!
A origem da oftalmologia remonta ao antigo Egito. Todavia, a prática clínica começou com os gregos. No entanto, o verdadeiro surgimento da profissão só ocorreu em 1850, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz. Ele apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, que permite examinar o interior do globo ocular.

A oftalmologia é considerada a primeira das especialidades médicas. Hoje, está dividida em muitas sub-especialidades e é uma das especialidades que mais tem evoluído ao longo dos anos. Na atualidade, ela é inclusive uma das profissões que mais recebe atualizações tecnológicas.
O dia 7 de maio busca possibilitar uma maior atenção da sociedade privada e pública para estabelecer e gerir os programas eficientes de saúde pública ocular, integrando diferentes membros das equipes multiprofissionais de saúde, incluindo técnicos e médicos de outras especialidades e enfermeiros, visando promoção de saúde visual, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, além de processos de reabilitação.
 
Origem do Dia do Oftalmologista
A história do Dia do Oftalmologista começou com a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 7 de Maio de 1930 e pela realização do primeiro Congresso Brasileiro de Oftalmologia na capital paulista seis anos depois. Já em 1968, a data foi oficializada, no estado de São Paulo, pelo deputado e oftalmologista Antônio Salim Curiati, importante médico e politico brasileiro.
No entanto, apenas em 1986, o Ministro da Saúde, o médico Seigo Tsuzuki instituiu o dia 7 de Maio como Dia Nacional do Oftalmologista a nível nacional, através da portaria nº 398.
 
O cenário oftalmológico brasileiro
Para exercer a profissão, o oftalmologista deve concluir o curso de ensino superior em medicina com duração de 6 anos e se especializar na área de oftalmologia com duração de 2 anos.
Os oftalmologistas podem trabalhar tanto em clínicas privadas especializadas na visão humana ou em hospitais e clínicas públicas.
A demanda por serviços oftalmológicos é uma das maiores no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil e com grande ênfase no Estado de São Paulo, como o que ocorre em praticamente todos os países do mundo e a atenção oftalmológica desde o nascimento e com grande importância após os 50 anos para uma série de doenças genéticas, infecciosas, metabólicas, bem como relacionadas ao envelhecimento é fundamental para evitar deficiência visual com seu enorme impacto na saúde geral e qualidade de vida dependente da qualidade visual.
Exame em recém-nascidos com especial destaque para os prematuros, para identificação de alterações congênitas e decorrentes da imaturidade fetal, óculos, infecções como toxoplasmose e herpes, catarata, diabetes e degenerações maculares são alguns exemplos destas situações.
 
Curiosidade
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, dos quais 6 milhões teriam deficiência visual importante. O restante seriam de cegueiras ou deficiência reversíveis e cerca de 60% dos casos de cegueira podem ser evitados, desde que a prevenção seja feita como prática regular.
 
                                                                                                                             

Fonte:calendarr,sp.unifesp,portalfmb


  • igor bega, Strike, Ap4chi e 2 outros curtiram isto




0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)