Ir para o conteúdo


Foto

Temática mensal #40 Dia do Repórter


  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 philipe

philipe

    Vigilante sonâmbulo

  • Moderators
  • 111 publicações
  • Servidor:BR8
  • Personagem:sou
  • Time:HIGASHI



Reputação: 274

Publicado 17 fevereiro 2023 - 10:38

Dia Nacional do Repórter - 16 de fevereiro

 

Na sociedade moderna estamos constantemente recebendo informações dos mais variados assuntos e dos mais variados locais, essas informações nos são entregues pelos repórteres, profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público.

 

O repórter é um cargo que pode ser ocupado por um profissional que foi habilitado, através do curso de Jornalismo, para desempenhar a comunicação social por meio das mídias, colher informações de interesse público e repassá-las, de forma clara, à sociedade.

 

O repórter deve colher informações, investigar sua veracidade e compartilhar estas informações de forma simples para que o homem médio seja capaz de a entender. Para a produção dos conteúdos, é necessário ter atenção, cautela, ética e empatia tanto para lidar com fontes entrevistadas, quanto para passar credibilidade a quem absorve. Para isso, é preciso ter, ainda, um olhar investigativo à análise dos fatos. 

 

O repórter deve possuir algumas qualidades essenciais, dentre elas posso citar:

 

Transparência

O repórter deve atuar na cobertura e divulgação de notícias de todos os aspectos da vida humana, sendo cobrindo pequenas notícias locais envolvendo esportes, sendo cobrindo as decisões do judiciário que envolvem o interesse de toda a nação brasileira, de forma clara e de fácil compreensão.

 

Sigilo

Não se trata da ocultação de fatos e sim da proteção das pessoas que forneceram certas informações que poderiam lhes causar alguma sanção ou fato mais grave.

 

Credibilidade

Para que seja constatada a veracidade dos fatos, é necessária a apuração criteriosa do repórter, devendo apresentar apenas os fatos ocorridos buscando deicar de lado seus interesses e suas opiniões pessoais.

Na era da internet, diante de tantas fake news, a credibilidade se tornou um item muito mais importante que a velocidade na divulgação das notícias.

 

Contribuição

O trabalho do repórter é de extrema importância para a sociedade, seu papel investigativo já trouxe a tona diversas escandalos na politica, religião, do descaso de alguns governantes, das tragédias que acometeram certos locais, dentre outras contribuições.

 

Curiosidades:

 

A Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, dispõe sobre a profissão do repórter.

 

De acordo com o Brasil Escola, a primeira pessoa a executar o papel de repórter em território brasileiro, de forma ampla, foi o escritor, jornalista, professor e autor da obra "Os Sertões", Euclides da Cunha. Ele foi o responsável pela cobertura da “Guerra de Canudos'' para o jornal “O Estado de São Paulo”, em 1896.

 

Para o advogado e repórter José Maria de Aquino:  Para a vida de um repórter não há manual de instruções. É preciso doses diárias de coragem para enfrentar o desconhecido e firme convicção para caminhar ao lado da verdade, da ética e do compromisso com a informação, independentemente da plataforma da reportagem publicada. 

 

No Brasil ainda são comemoradas datas específicas para o Dia do Repórter Fotográfico (2 de setembro) e o Dia do Repórter Policial (31 de outubro).

       

                                                                                                                                           Fontes: https://portal.al.go... no jornalismo , https://www.letrasdo...agem publicada. , https://www.calendar...ia-do-reporter/ , 


  • Strike, Lukzy e ChaRaDaDLL curtem isto




0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)