Ir para o conteúdo


Foto

Temática Mensal #15 Dia das Nações Unidas

Temática Mensal

  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Ap4chi

Ap4chi

    Tópicómaníaco

  • Members
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.347 publicações
  • LocalizaçãoSanta Catarina
  • Servidor:BR16
  • Personagem:Apachi
  • Time:OVERKILL



Reputação: 1.677

Publicado 24 outubro 2020 - 19:18

Dia das Nações Unidas
 
Em 24 de outubro, celebra-se o Dia da ONU Organização das Nações Unidas –, em referência à data de sua fundação, que ocorreu no ano de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial. Após o término desse conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho do referido ano, o que deu origem à ONU, cujo funcionamento entrou em vigor, então, no dia 24 de outubro, data que, portanto, marca o seu aniversário.
 
A data passou a ser comemorada no mundo inteiro a partir de 1948. E, em 1971, a Assembleia Geral da ONU recomendou que o dia fosse observado pelos Estados-Membros como um feriado público.
 
Nesta ocasião, o governo brasileiro se congratula com toda a família das Nações Unidas e seus Estados Membros, por intermédio de seu Secretário-Geral, António Guterres, pelos 73 anos de serviço à humanidade e de promoção de seus pilares fundamentais de paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
 
O governo brasileiro reitera seu compromisso com a Carta das Nações Unidas e com os princípios e propósitos da organização, da qual é membro fundador, juntamente com outros 50 países.
 
Existem atualmente 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas. Cada um dos Estados-membros tem um assento na Assembleia Geral.
 
A Carta das Nações Unidas de 1945 é o tratado fundamental das Nações Unidas, nela articulou um compromisso de defender os direitos humanos dos cidadãos e delineou um amplo conjunto de princípios relacionados à obtenção de "padrões de vida mais altos", abordando "problemas econômicos, sociais, de saúde e afins" e "respeito universal além dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, idioma ou religião.
 
A Carta das Nações Unidas foi incorporada à legislação brasileira por meio do Decreto nº 19.841, de 22 de outubro de 1945, assinado pelo presidente Getúlio Vargas.
 
image.png
 
                                                                                    
 Fonte: Itamaraty, BrasilEscola, Akatu e Wikipédia.

  • user966, LordSnow -Ramsay, Kamikzi e 4 outros curtiram isto
Imagem publicada





Também etiquetado com uma ou mais destas palavras-chave: Temática, Mensal

0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)