Ir para o conteúdo


Foto

Temática Mensal #28 Dia de Finados.

Temática Mensal #28

  • Entre na sua conta para responder
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Ap4chi

Ap4chi

    Tópicómaníaco

  • Members
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.347 publicações
  • LocalizaçãoSanta Catarina
  • Servidor:BR16
  • Personagem:Apachi
  • Time:OVERKILL



Reputação: 1.677

Publicado 02 novembro 2021 - 11:36

O dia de Finados
O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos.

O dia de lembrar seus entes nas diversas culturas
Apesar de o Dia de Finados ser uma data lembrada sempre em associação à igreja católica, a origem da celebração aos mortos pode ser atribuída aos astecas, que faziam homenagens aos seus deuses, entre eles aquele conhecido como o Senhor do Reino dos Mortos, Mictlantecuhtli.
 
Na Roma antiga, no entanto, também havia comemorações e cultos reservados aqueles que já não estavam mais entre os vivos. Um dos mais famosos e ricos templos da cultura romana, o Panteão, erguido sob o comando de Marcus Agrippa, fazia reverência à festa de todos deuses, data e festividade que mais tarde seriam apropriadas e ressignificadas pela igreja católica, passando a se chamar “dia de todos os santos”.
 
Na cultura mexicana é possível observar tanto a influência indígena dos astecas quanto o simbolismo católico na celebração chamada de Día de los muertos. O preparo de comidas e bebidas para receber a presença dos que já se foram acompanhadas de orações e rezas pelos seus entes queridos demonstra a riqueza cultural acumulada historicamente pelo povo mexicano e as diversas origens desta data.

Por qual motivo é "comemorado" no dia 02 de novembro?
Quando se trata do catolicismo, a festa de todos os santos foi instituída no ano 835 d.C. pelo Papa Gregório IV como forma de lembrar e honrar os fiéis católicos que já tinham partido, mas que nunca eram lembrados nas festividades e no calendário da igreja no geral.

1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos. É por isso que no dia 2 de novembro se celebra o dia de Finados.

 

imagem-2021-10-31-190731.png


Fonte de pesquisa 1
Fonte de pesquisa 2


  • Guerra, philipe, Coby e 2 outros curtiram isto
Imagem publicada





Também etiquetado com uma ou mais destas palavras-chave: Temática Mensal, #28

0 membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membro(s), 0 convidado(s), 0 membro(s) anônimo(s)